Matriz SWOT: como usá-la para mapear sua empresa

By 24 de agosto de 2018 maio 7th, 2020 Planejamento Estratégico
Usando a Análise SWOT no ambiente de trabalho

Não é preciso investir muito dinheiro pra começar seu negócio próprio. Atualmente, existem várias ferramentas gratuitas que ajudam a tornar seu sonho realidade. Inclusive, já falamos de algumas delas por aqui, como as 5 Ferramentas Gratuitas pra Gestão da Sua Empresa e os 3 Apps que Ajudam na Organização do Seu Empreendimento.

Hoje vamos falar de mais uma ferramenta útil na gestão e planejamento estratégico da sua empresa: a Análise SWOT (também conhecida como Matriz SWOT / Análise FOFA / Matriz FOFA).

Análise SWOT: o que é e como ela pode melhorar a gestão da sua empresa

Pra começar, a sigla SWOT significa Strenghts (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). No Brasil, inclusive, muitos usam o termo Matriz FOFA, ao invés de SWOT.

A Análise SWOT ajuda o empresário a ter uma visão geral da empresa de um jeito bastante visual, simples e objetivo. O que isso significa exatamente? Que com essa ferramenta você consegue:

  • Entender quais são as necessidades e metas do negócio.
  • Pontuar seus aspectos positivos e no que precisa melhorar (e como fazer isso).
  • Identificar quais são os elementos externos que podem ajudá-lo (ou prejudicá-lo).
  • Criar uma estratégia para resolver seus principais problemas.
  • Ter uma visão geral das chances de crescimento e dos seus riscos.

Por ser muito simples de executar, a Matriz SWOT acaba sendo muito útil para empresas de todos os portes e em diferentes estágios de crescimento.

Bem bacana, né? E como criar sua própria Análise SWOT?

Como fazer uma Matriz SWOT

Para criar sua Análise FOFA, não é preciso nenhum profissional especializado ou programa de computador caro. Tudo o que você precisa é de 1 lápis e 1 folha de papel (e, claro, conhecer bem seu negócio):

  • Clique aqui e imprima nosso modelo OU
  • Pegue uma folha de papel e trace 2 linhas, uma dividindo-o horizontalmente e outra verticalmente.
  • Preencha os 4 quadrados na seguinte ordem:

Como fazer uma Matriz SWOT | Amplic

  • Antes de preencher, tire um tempo de reflexão.

Como preencher uma Matriz SWOT

Ambiente Interno: Forças e Fraquezas

O papel está dividido em 4 quadrados. Os 2 superiores dizem respeito ao ambiente interno do negócio. Ou seja, abrangem tudo aquilo que é de domínio e pode ser modificado pela empresa. Neles serão preenchidas as forças e fraquezas do empreendimento. E o que significam esses termos?

  • Forças: São os pontos fortes do seu negócio. Pense no que ele realmente é bom e como se distingue positivamente dos seus concorrentes.
  • Fraquezas: São os pontos fracos do seu negócio. Durante a análise, entenda suas fraquezas e pense em como controlá-las ou, pelo menos, minimizar seus efeitos.

Um exemplo: imagine uma marca de roupa com apenas um ponto de venda em uma rua bem movimentada da cidade. Uma de suas forças é ter uma loja física em um bom lugar. Já uma de suas fraquezas é não ter um e-commerce – “local” de compra muito usado nesse setor.

Ambiente Externo: Oportunidades e Ameaças

Os quadrantes inferiores se referem ao ambiente externo. Ou seja, elementos que estão fora do controle da organização. Neles são preenchidas as ameaças e oportunidades do seu negócio. Entenda esses termos:

  • Oportunidades: São eventos externos com influência positiva sobre seu empreendimento.
  • Ameaças: Eventos externos com influência negativa sobre seu empreendimento.

Mais um exemplo para ilustrar: imagine uma papelaria perto de uma escola. Uma de suas oportunidades é o início do ano letivo, enquanto uma ameaça é justamente o período de férias.

Mesmo que esses pontos não possam ser controlados pela empresa, devem ser conhecidos e monitorados com frequência a fim de aproveitar as oportunidades e se esquivar (ou minimizar) das possíveis ameaças.

DICA: se sua empresa estiver em (re)estruturação, considere preencher os campos usando post-its. Com o tempo e a definição mais precisa das coisas, é possível ter uma visão bem clara do que deu certo, do que melhorou, do que se firmou e do que piorou.

O que fazer depois de preencher a Matriz SWOT?

Quando terminar de preencher a Análise, pode parecer não ter mais nada a ser feito. Considerando que você passou as últimas horas (ou dias) pensando em todos os pontos com bastante atenção, pode sentir uma certa saturação. Mas não adianta nada guardar o papel na gaveta para nunca mais olhá-lo. Veja como usar sua Matriz SWOT para fazer sua empresa crescer:

Tire um tempo da Matriz SWOT pra refletir | Amplic

  • Tire um tempo da Matriz. Deixe a análise de lado por um tempo e volte a ela alguns dias depois. Além de refletir melhor sobre seus dados, você terá um olhar renovado sobre alguns pontos e poderá até mesmo trazer soluções para as questões levantadas.
  • Ouça uma segunda opinião. Pode ser de um parceiro de negócios, de um funcionário ou de alguém de fora que conheça bem o seu negócio. Um olhar externo pode ajudar a levantar pontos antes não considerados e trazer respostas para problemas aparentemente sem solução.
  • Prenda seu plano na parede. Agora que você já refletiu bastante sobre ele, não o deixe guardado na gaveta, longe do alcance visual. Coloque-o em local de fácil visualização (ajuda se você tiver usado nosso modelo, que é bem bonito), se dando a oportunidade de estar sempre refletindo sobre suas questões.
  • Não a use como única direcionadora pro seu trabalho. Se você tem uma empresa inovadora que propõe um produto diferente, pode encontrar mais ameaças do que oportunidades — mas isso não necessariamente é algo ruim. Por exemplo, a Apple lançou o iPod num momento em que todo mundo baixava música de graça (ameaça). Nesse universo, quem iria pagar caro por um aparelhinho e ainda por cada música que quisesse ouvir? Entretanto, o iPod foi um sucesso enorme.

E isso leva ao nosso último ponto:

  • Defina um plano de ação. Use a análise para pensar em como melhorar suas fraquezas e contornar as ameaças. Ou em como usar suas forças e oportunidades para crescer mais. A Apple mesmo tinha um ambiente “ameaçador”, mas investiu nas suas forças (bom design e bom marketing) para criar um item de desejo icônico.

E aí? Curtiu o post? Você já conhecia esse exercício de gestão? Aqui na Amplic buscamos sempre compartilhar bons insights para estimular o trabalho do pequeno e médio empreendedor. Inclusive, mais uma dica: assine nossa newsletter! Por lá, sempre damos dicas que você não encontra por aqui 😉

Nos vemos na semana que vem!

amplic

Author amplic

More posts by amplic

Join the discussion 2 Comments