Preenchendo o Fluxo de Caixa | Amplic

Você sabe o que é Fluxo de Caixa? É uma importante ferramenta para a gestão financeira de qualquer pequena ou média empresa.

Chamamos o Amadeu Chaves, do relacionamento da Amplic, que você já deve conhecer da nossa newsletter (assine aqui!) ou mesmo pessoalmente, pra explicar melhor sobre o que é Fluxo de Caixa e como usá-lo, dá uma olhada:

(Não pode assistir ao vídeo agora? No final do post você encontra sua versão transcrita.)

O que é Fluxo de Caixa?

O Fluxo de Caixa diz respeito ao fluxo de dinheiro no caixa da empresa. Ou seja, é o resultado da equação dinheiro que entra – dinheiro que sai.

Só isso!

Para conseguir obter uma visualização melhor desses valores e seu impacto no negócio, é aconselhável aplicá-los em uma planilha, o que os torna uma poderosa ferramenta de gestão financeira (você verá o porquê!)

Parece bem fácil e simples, né? E é! Mas muitas vezes o Fluxo de Caixa é deixado de lado, apesar de ser bastante necessário no dia a dia de qualquer empresa. Muitas vezes porque pequenos e médios empresários ficam apreensivos sobre a ferramenta, que, na verdade, é bem fácil de aplicar. Vamos mostrar como:

Como fazer o Fluxo de Caixa da minha empresa?

Tudo o que você precisa é de um lápis e um pedaço de papel.

Semanalmente, anote todas as entradas e saídas financeiras da sua empresa. Pra ficar organizado, sugerimos escolher um dia fixo da semana pra realizar essa tarefa.

Ao final do mês, junte esses 4 papeis e você terá o Planejamento de Caixa Mensal na sua frente. Bem tranquilo, não é?! 😉

Você também pode fazer direto no computador. Se preferir assim, pode recorrer à nossa Planilha Financeira, que já está pronta ser usada; tudo o que você precisa fazer é baixá-la e adicionar seus próprios valores!

Preencha seu e-mail abaixo e receba nossa Planilha Financeira Gratuita!

Outro jeito de organizar seu planejamento de Caixa é usando aplicativos de finanças. Nesse post sobre os 3 Melhores Apps pra Pequenas Empresas, falamos de um deles e de como usá-lo para essa finalidade.

E não se esqueça: mantenha seu relatório sempre atualizado. Tendo esses dados por perto, vamos mostrar como fazer uma análise mais aprofundada e eficiente sobre o seu negócio:

O que observar no Fluxo de Caixa?

Preenchi minha Planilha, e agora?

Manter a planilha organizada é importante não só pra entender seus ganhos e perdas mas também pra ter alguns insights sobre seu negócio, por exemplo:

  • Prazo médio de venda: você sabe qual é?
  • Prazo médio de pagamento: ele está descasado com o prazo médio de recebimento? Se sim, isso já cria uma dependência financeira e pode indicar que você precisa recorrer a descontos de recebíveis.
  • Sobre seu estoque: quanto você está se segurando financeiramente bancando seu estoque? Qual o giro do seu estoque hoje em dia? Ele tem mercadorias que estão fora de uso? Que não servem pra mais nada?

Além disso, ela ajuda a montar uma previsão mais clara do seu orçamento futuro, já que, por ser baseada em dados reais que você coletou, torna a projeção mais sólida.

Agora você é capaz não só de ter um visão da sua empresa no presente, mas também de planejar seu futuro mais eficientemente.

Sabendo de tudo isso, você tem mais segurança pra tomar decisões importantes pro seu negócio. Por exemplo, se será necessária a redução de despesas em determinadas áreas, promoções para liquidar estoque estagnado, pedidos de adiantamento de recebíveis

Ufa! Achamos que deu pra entender a importância dessa ferramenta agora 😉

Ali em cima falamos que muitas vezes ela não é tão usada. Ou porque é desconhecida, ou por parecer muito difícil, ou simplesmente por falta de tempo. Esperamos ter esclarecido e facilitado um pouco esses aspectos, mas, se ainda estiver com dificuldades, não hesite em nos procurar!

3 vantagens de antecipar seus recebíveis com a amplic

Sem gasto extra algum, vamos resolver juntos essa equação pra você ver seu empreendimento decolar de maneira extraordinária. Nos mande uma mensagem, ficaremos tão contentes quanto você em poder ajudá-lo a fazer com que seu negócio tenha sucesso!

Um abraço e até semana que vem!

Fluxo de Caixa

Vídeo transcrito

Olá! Mais uma vez estou aqui com vocês pra falar sobre Fluxo de Caixa.

Essa ferramenta tão importante no dia a dia de uma empresa diversas vezes é colocada em uma posição de pouco destaque.

Pequenos e médios empresários às vezes ouvem falar desse tipo de ferramenta e ficam um pouco assustados. Não porque não a conheçam, mas como aplicá-la? Um lápis, uma caneta, um pedaço de papel e você consegue criar seu fluxo de caixa.

Separe seus pagamentos, seu recebimento, comece a anotar toda semana e vá fazendo suas anotações dentro das 4 semanas do mês. Ao final do mês, terá seu Fluxo de Caixa Mensal.

Coisas importantes que você precisa saber do seu Fluxo de Caixa:

  • Qual seu prazo médio de venda? Você conhece? Você tem noção de quanto é?
  • Qual seu prazo médio de pagamento? Está descasado do seu prazo médio de recebimento? Isso já cria uma dependência financeira, você vai oscilar do recebimento do seu fluxo de caixa. Você vai ter que recorrer a desconto de recebíveis,
  • Outra coisa importante: quanto você está segurando financeiramente pra bancar seu estoque? Qual o giro do seu estoque hoje em dia? Como ele está? Seu estoque tem mercadorias que estão fora de uso? Que não servem pra mais nada? Se sim, ele está carregando um peso do seu fluxo financeiro.

Essas pequenas coisas são percebíveis, mas às vezes não são palatáveis. Às vezes nossos empresários não conseguem focar nisso por falta de tempo.

E o que quero propor aqui? Venha até a Amplic! Venha ao nosso escritório, sente aqui, traga o seu problema e nós vamos juntos resolver essa equação.

Não tem dificuldade nenhuma, nem mágica. É apenas seguir uma linha de raciocínio com muita tranquilidade e você verá: daí pra frente sua empresa vai decolar de uma forma extraordinária. Você não tem gasto nenhum. Nós ficaremos tão contentes quanto você em podermos ajudá-lo a fazer com que seu empreendimento se desenvolva e tenha sucesso!

amplic

Author amplic

More posts by amplic