Hoje em dia, não é mais verdade que pra empreender é preciso muito investimento. Felizmente, graças ao acesso cada vez maior a informação e tecnologia é possível começar uma nova ideia gastando muito pouco e trabalhando de casa — o famoso home office.
Um dos TEDs mais bacanas pra inspirar e motivar empreendedores se chama “Os Hábitos Surpreendentes dos Pensadores Originais”. Nele, Adam Grant, psicólogo americano que pesquisa as dinâmicas do sucesso e produtividade no espaço de trabalho, conta a história de um de seus alunos que lhe pediu que investisse em sua empresa, ainda em construção. Pra saber se valia a pena o investimento, Grant perguntou:
– Vocês trabalharam o verão inteiro nesse projeto, não é?
– Não, todos nós temos um estágio, caso isso não dê certo.
– Tudo bem, mas vocês vão fazer isso em tempo integral, depois de se formar…?
– Não exatamente. Todos nós temos alternativas de trabalho.
As respostas foram suficientes para o professor acreditar que não valia a pena o investimento. Afinal, essa aparente falta de confiança não era o que ele imaginava encontrar em um empresário de (futuro) sucesso. E o que aconteceu? A empresa se tornou uma grande varejista na venda online de óculos de grau.
O que podemos aprender aqui? Que você (ainda) não precisa largar a segurança do emprego com salário e benefícios fixos para sua ideia ter êxito.
Ao mesmo tempo, se você optar por se dedicar integralmente à sua empresa, não precisa já começar essa empreitada com os gastos altos de um aluguel para ter sucesso.
E esses dois cenários só são possíveis graças a uma solução: comece trabalhando de casa.
Como trabalhar e ser produtivo no Home Office?
O que não foi dito no TED mas nós vamos reforçar é que para um empreendimento dar certo é preciso empenho e disciplina. Vamos ilustrar como essas 2 características são importantes para seu sucesso com 4 Dicas pra Aumentar a Produtividade no Home Office.
Você verá que nenhuma delas tem a ver com comprar novos itens ou fazer alguma mágica. São ações muito simples e completamente fazíveis que facilitarão bastante o seu dia-a-dia empreendedor:
1. Crie um horário de trabalho e uma rotina
Qualquer livro ou palestra de auto-ajuda dirá que a coisa mais importante para alcançar seus objetivos é foco. E, de fato, nenhum projeto dá certo se não houver foco.
E aí que está, em meio às tantas distrações que temos acesso o tempo todo, como criar foco? Especialmente quando você trabalha do conforto de casa, é seu próprio chefe e, às vezes, faz 1001 coisas ao mesmo tempo?
Existem alguns truques que podemos implementar na nossa rotina de trabalho pra manter a produtividade — ou pelo menos não procrastinar nas horas erradas!
Mesmo em casa, é essencial criar uma rotina de trabalho. Estabeleça horários de início e fim de “expediente”, de almoço e para pausas regulares.
Se você ainda mantém um emprego fixo, pode parecer cansativo acordar mais cedo e/ou chegar do trabalho e continuar trabalhando. Mas, com o tempo, seu corpo vai se acostumando a essa rotina. O trabalho fica menos cansativo e, você, mais produtivo!
Se estiver trabalhando full time no seu projeto, em casa é muito fácil cair no deslize de acordar “10 minutinhos” mais tarde, deixar pra resolver aquele problema depois de (mais) um episódio de série, ou achar que tem “todo o tempo do mundo” (afinal, você está em casa!) e trabalhar até tarde. É importante ter momentos fora da atmosfera do trabalho não só para descansar, mas também porque eles são inspiradores e podem trazer novos insights. Inclusive, no TED do início do post, Adam Grant fala justamente sobre como temos as melhores ideias nos momentos de procrastinação.
2. Troque de roupa
Quando o termo home office começou a ficar mais conhecido, muitos achavam que significava trabalhar de pijama o dia inteiro. Apesar de ser o sonho de muita gente (ou, pelo menos, elas acham que são), esse é um pesadelo para o seu cérebro.
Quando falamos da importância da rotina, estamos falando também de pequenos rituais cotidianos que ajudam a mente a entender que estamos entrando num momento específico do dia e que ela precisará assumir determinado comportamento.
Por isso, arrume-se para trabalhar no home office do mesmo jeito que faria com um emprego fora de casa. E, a dica mais importante: calce sapatos.
Assim, se precisar dar uma saída (como um encontro com um cliente de última hora, ou uma corrida ao banco), não perderá tempo útil se arrumando e escolhendo roupa, porque já estará pronto!
Além disso, se quer que outras pessoas também levem a sério sua ideia e projeto, você também precisa levar — e não dá pra se levar muito a sério quando se está de calça de moletom e pantufas, não é mesmo? 😉
3. Mantenha o espaço de trabalho limpo e organizado
Defina um lugar para ser seu home office. Não importa se será um cômodo enorme ou apenas uma mesinha no canto da sala. É importante ter um espaço específico para ficar, pelo mesmo motivo que é legal se arrumar para trabalhar em casa — pra treinar o cérebro.
E se esforce para mantê-lo organizado.
Por quê? Porque espaço organizado = mente organizada.
Já pensou perder vários minutos que poderiam ser produtivos procurando uma conta que esqueceu de pagar? Ou uma planilha que seu cliente está pedindo por telefone (sem falar que esse último é até antiprofissional)?
Evite esse tipo de situação. Se necessário, compre um arquivo suspenso pra arquivar documentos, contratos e planilhas. Reaproveite caixas e potes para guardar materiais que são sempre necessários. Tenha sempre à mão lápis, canetas e bloquinhos para anotações importantes e listas rápidas.
E isso vale também para organização eletrônica. Organize seus e-mail, planilhas e documentos de maneira que você não perca tempo sempre que precisar ter acesso a eles — veja várias dicas para organizar seus arquivos aqui.
Por fim, defina um alarme no celular ou computador para lembrar de arrumar sua mesa e configure-o pra tocar 10 minutos antes do encerramento do seu expediente todo dia. Seu eu do amanhã com certeza vai agradecer!
4. Sempre que precisar procure a Amplic
Empreender é muito divertido e, ao mesmo tempo, pode vir cheio de perguntas!
Para esses momentos de dúvidas criamos um programa de desenvolvimento e atendimento especial para pequenos empreendedores. Somos uma empresa preocupada em fazer com que você se sinta confortável dentro do mercado de crédito financeiro.
Então, sempre que precisar de ajuda, pra crescer ou se organizar financeiramente, procure a Amplic. Será um prazer ter você aqui conosco!
Se você curtiu nossas dicas, aproveita e conta pra gente aqui nos comentários como você usa o Home Office e o que te ajuda a torná-lo mais produtivo! Quanto mais dicas, melhor! Até semana que vem!