Cultura Organizacional: o que é e porque ela é importante para sua empresa

Entenda o que é uma Cultura Organizacional e porque usá-la na sua gestão de equipes!

Por muito tempo, o espaço de trabalho era visto somente como um lugar em que deveríamos chegar em um determinado horário, cumprir uma carga de horas preestabelecida e ir embora para casa. 

Ele era apenas um local onde deveria ser executada uma obrigação social. 

E era fora dele em que desempenhávamos o papel de quem realmente éramos. 

Só que o tempo passou e as coisas mudaram.

Hoje, cada vez mais, empresas se preocupam em proporcionar para seus funcionários mais do que apenas um ambiente para executar tarefas. 

Elas estão indo além, projetando escritórios superdiferentes, estimulando atividades lúdicas e quebrando com toda as ideias tradicionais que temos de como um espaço profissional deve ser.

Mas por que elas estão fazendo isso?

Quais vantagens esse tipo de investimento pode trazer para seu negócio e equipe? 

Ora, é muito simples 😉

O que você preferiria:

  1. Trabalhar em uma sala fechada, sem janelas, com poucas luzes e uma torneira pingando ao fundo.

ou

  1. Trabalhar em uma sala com muitas janelas, luz natural e café fresquinho sempre disponível? 

Achamos que a resposta é óbvia, não é?!

Claro que esse nesse exemplo estamos comparando dois casos bastante extremos. 

Mas isso foi necessário para ilustrar como o ambiente em que trabalhamos afeta diretamente nosso humor e, consequentemente, nosso rendimento profissional. 

Aliás, é importante ressaltar que, quando falamos em “ambiente”, não estamos apenas nos referindo ao espaço físico em si.

Na verdade, estamos englobando também pessoas, ações e atividades — estamos falando da famosa “Cultura Organizacional”. 

O que é Cultura Organizacional?

A Cultura Organizacional é um conjunto de valores que guiam o posicionamento de uma empresa em diferentes áreas — seja no seu produto, tratamento com clientes, mudanças que causa na sociedade, ou em questões internas, como sua gestão de funcionários.

Por exemplo, uma cultura pode ser mais focada em criatividade e inovação.

Isso significa que essas características desejavelmente devem estar presentes em todos os setores do negócio, desde seu produto ou serviço até no perfil de profissional que contrata.

Cultura Organizacional do Escritório

A Cultura Organizacional reflete em diferentes campos do seu negócio

Ou ela pode ser mais tradicional.

Novamente, deve-se buscar implementar ações que ajudem a reforçar essa característica em todos os seus níveis de relacionamento. 

É importante ressaltar que não existe uma Cultura Organizacional melhor ou pior do que outra. Elas apenas são diferentes e estimulam tipos de profissionais diferentes. 

Por que é importante estimular a cultura da minha empresa?

Porque uma Cultura Organizacional bem trabalhada e aplicada, mais cedo ou mais tarde, traz resultados positivos para seu empreendimento.

Quer ver? Faça um teste:

Visite uma empresa que tenha muitos funcionários e pergunte-os por que gostam de trabalhar ali.

Se você acha que a maioria vai responder “pelo salário”, pode estar enganado(a).

Provavelmente alguns vão responder que é porque curtem o que fazem, porque se sentem desafiados, porque o local é perto de casa ou… Porque gostam do ambiente e de seus colegas. 

Uma Cultura Organizacional estruturada (e respeitada!) gera sentimentos positivos em seus funcionários, como energia, motivação e confiança.

E isso impacta direta e positivamente nas suas performances profissionais! 

Afinal, você acha que seu desempenho seria melhor naquela sala escura sem janelas ou na com muita luz natural e café fresquinho sempre disponível?

Aqui, vale até ser um pouco romântico: se passamos pelo menos 8 horas trabalhando (ou seja, uma parcela bem grande do nosso dia), não é óbvio que, se criamos um espaço que deixem todos mais felizes, esse tempo vai render melhor e trazer resultados mais positivos? 

Como estruturar a Cultura Organizacional da minha empresa?

Agora que você já entendeu como é positivo trabalhar uma Cultura Organizacional, como estruturar uma para o seu negócio?

Quando falamos nesse assunto, muitas vezes são usados como exemplos escritórios superdiferentes, como o do Google ou Twitter, empresas que têm em sua essência uma preocupação enorme em oferecer um espaço lúdico e interativo para seus funcionários.

Escritório do Google na Califórnia (créditos: zgf.com)

Claro que ter um escritório diferente é ótimo e vai deixar todo mundo mais feliz (isso, claro, dependendo do perfil da sua equipe), mas não é o único meio de conseguir isso. 

1. Missão, Visão e Valores

Para estruturar sua Cultura Organizacional, comece se perguntando quais são a Missão, Visão e Valores do seu negócio (aprenda mais sobre isso aqui).

Você terá em suas mãos os principais pontos que vão nortear a cultura e, consequentemente, decisões da sua empresa. 

Por exemplo, você deseja ser reconhecido por deixar seus clientes sempre felizes e de bom humor?

Então o que pode fazer para garantir que seus funcionários estejam sempre nesse mesmo estado, para transmiti-lo ao seu consumidor?

Ou então, sua cultura quer ser baseada em agilidade para soluções; Quais ferramentas ela deve se associar para conseguir alcançar isso? 

2. Pense em atividades estimulantes 

Depois de entender como sua Cultura Organizacional deve ser, é hora de começar a implementar atividades que vão estimular seus funcionários a agirem como o desejado. 

Vamos voltar ao exemplo da empresa que busca uma maneira de deixar seu time sempre felize e de bom humor. 

Como você pode fazer isso?

Lembre-se: às vezes a solução é mais fácil do que imaginamos.

Por exemplo, temos um cliente que toda quinta-feira compra uma porção de pães de queijo para dividir com sua equipe. 

É um ato simples, mas aqueles 10, 15 minutos em que todo mundo se reúne para comer e jogar um pouco de conversa fora acaba tendo um impacto positivo enorme na organização.

No final, todos acabam ficando um pouco mais relaxados e felizes, voltando para o trabalho com mais energia e, consequentemente, produzindo resultados melhores!

3. De cima para baixo

Sabe aquela história de que o exemplo tem que vir de cima?

Esse é um caso em que ela se aplica perfeitamente.

Se você deseja estimular um tipo de cultura no seu negócio, deve ser a primeira pessoa a aplicá-la — seguido(a) pelos membros de cargos mais elevados.

Vamos imaginar uma empresa que deseja se identificar como criativa e inovadora.

Ela se esforçou para montar um escritório que se alinhe a essas diretrizes, com diversos objetos espalhados feitos para estimular atividades diferentes e lúdicas entre seus funcionários. 

Só que, no meio de todo esse ambiente interativo, vemos que os personagens que ocupam os cargos mais importantes nunca saem de suas mesas para realizar essas dinâmicas.

Ou seja, eles nunca dão o exemplo de que aquilo pode e deve ser feito.

Qual efeito isso vai ter no restante da equipe?

Bom, certamente ela vai seguir o exemplo do seu superior, independente do que a empresa como instituição propõe. 

Resultado? Na hora hora de trazer ideias “criativas” e “inovadoras”, talvez não tenha sucesso, justamente porque não foi estimulada para isso.

4. Tenha os pés no chão

Achamos incrível se esse artigo estiver inspirando você a começar a pensar um pouco mais sobre a Cultura Organizacional da sua empresa. 

Mas achamos que é o nosso dever sermos realistas e apontar que talvez a mudança não aconteça do dia para noite.

É verdade que, cada vez mais, vemos negócios já nascendo com uma cultura muito bem definida em sua essência. 

Mas, se a sua já está estabelecida no mercado e você nunca tinha parado para pensar sobre esse aspecto, talvez sinta um pouco mais de dificuldade de implementá-la na sua equipe. 

Nós, como humanos, não costumamos reagir bem a mudanças, e você pode acabar encontrando alguns funcionários com dificuldade de se adaptarem aos novos padrões e ideais.

Mas não se desanime: nunca é tarde para tentar mudar sua Cultura Organizacional para ficar mais alinhada aos verdadeiros valores do seu negócio!

E você vai ver que, a longo prazo, os resultados serão muito positivos!

5. Realmente faça o que você propõe

Como já falamos outras vezes, não basta definir uma Cultura Organizacional incrível se as decisões tomadas internamente não se alinharem a elas. 

Qual é o sentido em uma empresa que se diz sustentável estimular seus funcionários a usarem descartáveis de plástico?

Não só isso pode influenciar negativamente na sua imagem, como pode acabar fazendo com que seus empregados adotem um pensamento contrário ao que ela diz defender. 

Aqui, o “faça o que eu digo, não o que faço” não tem muita vez — é preciso ter cuidado para não haver dissonâncias entre o que é dito externamente e o que se pratica internamente.

E se minha Cultura Organizacional não combina com meus funcionários?

Você não deve exigir que todos os seus funcionários tenham 100% das características da sua Cultura Organizacional. 

Isso não só é impossível como é indesejável — a diversidade de pessoas sempre contribui positivamente em qualquer ambiente de trabalho.

Mas eles devem estar pelo menos alinhados aos aspectos principais da sua empresa.

Aqui, vale relembrar que uma pessoa que não se adapta a uma cultura não é necessariamente um mau profissional. Apenas que se adequa melhor a outros tipos de ambientes. 

Como trabalhar uma Cultura Organizacional com novos contratados?

Os primeiros dias de trabalho de um novo funcionário são os mais importantes para apresentar os valores da sua empresa.

Nesse período inicial, nosso cérebro está mais dispostos a receber influências do ambiente.

Não é à toa que dizem que a primeira impressão é a que fica — e também é uma das mais difíceis de serem apagadas! 

Se alguém recém-contratado já esbarra, no seu primeiro dia, com colegas desmotivados e falando mal do sistema empresarial, as chances dele entender aquilo como o comportamento padrão e esperado são altas. 

Portanto, aproveite esses primeiros dias para enviar sinais (inclusive os não verbais!) de como sua empresa funciona e qual é o comportamento esperado de seus membros (mais participativo? silencioso? inovador?…).

Como está a Cultura Organizacional da sua empresa?

Você já tinha refletido sobre como a Cultura Organizacional é um ponto muito importante para o sucesso do seu negócio?

Se você quiser saber mais sobre o assunto, certamente existem muitos livros que falam sobre isso (inclusive, se você conhecer algum, indique aqui nos comentários!).

Nós recomendamos a leitura do Capítulo 5 (“A Influência da Cultura”) do livro Feitas Para Servir, escrito por Frances Frei e Anne Morris.

Além deste artigo, já conversamos bastante aqui no blog da Amplic sobre as dificuldades que podemos encontrar quando estamos empreendendo. 

Fazemos questão de montar um conteúdo bem bacana com muitas dicas para ajudar a construir o futuro sustentável do seu empreendimento. 

Se você quiser mais dicas sobre o assunto e de como organizar o seu caixa, clique aqui! 😉

QUERO DICAS SOBRE EMPREENDEDORISMO!

Um abraço e até a próxima!

amplic

Author amplic

More posts by amplic