Como organizar financeiramente a sua empresa em caso de lockdown?

By 13 de maio de 2021 Gestão, Planejamento Financeiro
Organizar Financeiramente

Entenda como as empresas precisam se organizar financeiramente para superar as paralisações de suas atividades em caso de lockdown e manter a situação positiva.

Novamente temos escutado falar sobre lockdown, medida que segue sendo empregada como esforço de conter a contaminação pelo Coronavírus. De fato, consiste em uma determinação governamental visando tornar o isolamento social mais rígido.

Contudo, as empresas precisam estar atentas para as formas de sobreviverem no decorrer dessa crise com as restrições de suas atividades. Pois, é uma situação que precisa ser superada com os menores desgastes financeiros possíveis.

Veja as formas de organizar financeiramente a sua empresa

Para vencer esse momento de dificuldade, as empresas precisam estar alertas para adotar formas alternativas de se organizar financeiramente. Por isso, vamos apresentar algumas estratégias que estão sendo adotadas tanto por pequenas quanto grandes empresas:

Reduzir os gastos

É importante que a sua empresa faça uma avaliação antecipada de quais gastos deve cortar para evitar gerar problemas para o futuro. Por isso, é interessante começar verificando possíveis situações em que estejam ocorrendo desperdícios na empresa.

Além disso, vale a pena apostar em economizar com contas do tipo:

  • Água e Energia;
  • Material de Escritório;
  • Material de Limpeza e outros.

Crédito bancário

De um modo geral, o crédito bancário não é a melhor alternativa uma vez que significa um endividamento para o futuro. Além do que também representa um comprometimento da rentabilidade futura da empresa.

Contudo, em uma situação de crise, como a que está ocorrendo com as paralisações das atividades, talvez seja uma solução.

Conservar o capital de giro

Mesmo com todas as dificuldades, as empresas necessitam de capital de giro para arcar com as obrigações financeiras e movimentar as atividades dentro das restrições do confinamento. Desse modo, é importante saber administrar a crise e preservar o capital de giro.

As empresas precisam rever despesas e evitar gerar novos gastos, visto que estas são as alternativas possíveis e viáveis para esse momento de crise.

Renegociar Contratos

Uma outra estratégia é buscar renegociar contratos junto aos fornecedores, tentando estender os prazos, ou seja, é uma forma de evitar um desembolso para organizar financeiramente o caixa.

Avaliar o Mercado

Saiba que em contexto de crise também existem oportunidades que podem ser aproveitadas pelas empresas. Para isso é necessário que a empresa esteja atenta ao mercado e as demandas dos consumidores.

Muitos negócios surgiram para suprir as demandas de uma população em lockdown. Desse modo, vale a pena que cada empresa pare e observe o que pode estar oferecendo a mais para os clientes e aproveitar as oportunidades.

Otimizar processos

Uma forma de ganhar em produtividade e reduzir custos é implementando a otimização de processos a partir da automatização de tarefas. Muitas empresas ganham com a redução do tempo de realização dos processos e adquirem maior eficiência nas entregas.

Antecipação de recebíveis

Muitas empresas, mesmo antes desse contexto de confinamento, já utilizavam a antecipação de recebíveis como meio de se organizarem financeiramente devido à necessidade de capital de giro.

Desse modo, é interessante observar que é uma alternativa de estímulo à retomada das atividades empresariais. Uma vez que a antecipação de recebíveis é realizada com base nas receitas de vendas a prazo que a empresa tem a receber.

O que significa dizer que a empresa não está contraindo uma dívida e assumindo um endividamento para o futuro. De fato, a transação ocorre com base no que a empresa irá receber das suas vendas a prazo no futuro.

Desse modo, permite que a sua empresa possa restaurar a saúde financeira e desenvolver um planejamento financeiro de longo prazo para se adaptar à redução da receita futura.

Portanto, a antecipação de recebíveis é uma solução financeira muito favorável para esse contexto de lockdown. Principalmente, por permitir que a empresa tenha os recursos financeiros necessários sem endividamento futuro.

Aqui na Amplic nós ajudamos sua empresa a se planejar financeiramente para o futuro, transformando seu capital à prazo em capital à vista. Somos especialistas no atendimento a empresas da indústria e do varejo, de forma ágil e sem burocracia.

Faça o seu cadastro e e converse com nossa equipe de especialistas.

amplic

Author amplic

More posts by amplic